12 novembro 2010

Nasa encontra fissuras no tanque do Discovery

A+ A-

Foto: Arquivo
Os técnicos da Nasa (agência espacial americana) encontraram duas fissuras no tanque externo de combustível do ônibus espacial Discovery. Na semana passada, a missão que iria levar a nave até a ISS (Estação Espacial Internacional) foi adiada cinco vezes por causa de um vazamento de hidrogênio. O lançamento ficou para o fim de novembro.

Além do problema com o hidrogênio, verificado enquanto o tanque era abastecido, os especialistas detectaram uma rachadura de 51 cm na espuma isolante quando estavam esvaziando o hidrogênio e o oxigênio líquidos.

As fissuras estão na zona intermediária do tanque, que separa a parte com o hidrogênio líquido do local em que se encontra o oxigênio líquido. Os dois elementos formam o combustível que alimenta os três motores criogênicos do ônibus espacial.

Segundo o site da agência espacial americana, "os engenheiros examinam fotos das fissuras para decidir a melhor forma de repará-las sobre a plataforma de lançamento". Trata-se de um reparo jamais realizado na plataforma de lançamento, destacou a Nasa.

O lançamento do Discovery para sua última missão na ISS foi adiado, nas três primeiras ocasiões, por problemas técnicos. na quarta vez a justificativa foram questões meteorológicas. E a quinta vez foi o vazamento de hidrogênio. Se os reparos não forem concluídos até 6 de dezembro, a Nasa deverá esperar até fevereiro para realizar a missão.

Fonte: R7.com

Seja o primeiro a comentar!

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- CAIXA ALTA, miguxês ou erros de ortografia não serão tolerados;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- CAIXA ALTA somente para siglas.

 
© UFO Nordeste - Todos os direitos reservados Conecta WebDesign