11 novembro 2010

Avião de papel é lançado ao espaço e fotografa a Terra

A+ A-

Descida durou aproximadamente 90 minutos e as três
 minicâmeras conseguiram registrar imagens (Foto: Register/PARIS)
Uma equipe do Reino Unido formada por fãs de assuntos que envolvem o espaço resolveu lançar na atmosfera um avião de papel que durante sua viagem de volta, registrou belas imagens da Terra. O grupo construiu o avião a partir de folhas e pedaços de papel, equipou a pequena aeronave Vulture 1 com três minicâmeras e depois, prendeu em um balão de gás hélio.

Depois de subir pouco mais de 27 km, o balão explodiu, permitindo que o avião, de 90 cm de envergadura, retornasse à Terra em aproximadamente 90 minutos. Todo o percurso foi acompanhado pelos criadores Steve Daniels, Lester Haines e John Oates por meio de GPS (sistema de posicionamento global). O lançamento aconteceu em uma área remota que fica a cerca de 80 km de Madri, na Espanha, e o equipamento caiu a apenas 100 km de onde partiu em uma floresta. O avião estava praticamente intacto, com apenas um buraco em uma das asas.

Oates diz que ficou surpreso com a experiência, segundo o site britânico The Telegraph.

- Queríamos um projeto maluco, mas ficamos surpresos com o sucesso. Estamos encantados. Nunca pensei que iríamos encontrar o avião inteiro. Ele poderia ter ido parar em qualquer lugar em pedaços. Foi surpreendente encontrá-lo em uma região tão selvagem. Só havia um pequeno buraco na asa.

O projeto que lançou o avião de papel se chama PARIS (Paper Aircraft Released Into Space ou Avião de Papel Lançado ao Espaço, em português).

Os exploradores espaciais anônimos se empenharam no projeto para se divertir, ao custo do equivalente a pouco mais de R$ 22 mil (9.000 libras), pagos por uma empresa patrocinadora. As ações foram coordenadas pelos três homens, mas leitores do site de tecnologia The Register também puderam opinar sobre as fases do projeto.

Fonte: R7.com

Seja o primeiro a comentar!

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- CAIXA ALTA, miguxês ou erros de ortografia não serão tolerados;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- CAIXA ALTA somente para siglas.

 
© UFO Nordeste - Todos os direitos reservados Conecta WebDesign