30 setembro 2010

Luas de Saturno criam curiosa ilusão de óptica

A+ A-

Reflexividade parecida das duas luas e cratera
 de Dione criaram efeito óptica que parece "colar"
 uma na outra (Foto: NASA/JPL/Space Science Institute)

Tirada pela sonda Cassini, a foto esquisita ao lado é apenas uma ilusão de óptica criada quando duas das luas de Saturno - Dione e Rhea - passaram uma na frente da outra.

A lua Dione (no topo de foto) é a que está mais perto da sonda. Mas por causa da reflexividade (parte da radiação incidente que é refletida por uma superfície) parecida das duas luas e da localização de uma enorme cratera perto da região do polo sul de Dione, uma parece estar colada com a outra.

Distantes 500 mil km uma da outra, Rhea tem um diâmetro de 1.530 km enquanto o de Dione é de apenas 1.120 km, ou 32% do tamanho da nossa Lua.

A imagem foi obtida, à luz visível, pela câmera da sonda Cassini em julho deste ano. A sonda completou sua missão inicial de quatro anos para explorar o Sistema de Saturno em junho de 2008 e sua primeira missão estendida, chamada Missão Equinócio (ocasião em que o dia e a noite duram o mesmo tempo), neste mês.

Agora, a sonda está em busca de novas descobertas em uma segunda missão estendida, chamada Missão Solstício (momento em que o Sol, durante seu movimento aparente na esfera celeste, atinge a maior declinação em latitude, medida a partir da linha do equador).

A missão, que deverá durar até setembro de 2017, recebeu esse nome em homenagem ao solstício de verão de Saturno, que acontecerá em maio de 2017. O solstício de verão do hemisfério norte marca o começo do verão no hemisfério norte e do inverno, no hemisfério sul.

Como a Cassini chegou em Saturno logo depois do solstício de inverno do norte do planeta, a extensão permitirá o primeiro estudo de um período sazonal completo. 

Lançada em outubro de 1997 junto com a sonda Huygens, da Agência Espacial Europeia, a sonda foi equipada com seis instrumentos para estudar Titã, a maior lua de Saturno.

A Cassini pousou na superfície de Titã em janeiro de 2005 e, de lá para cá, vem enviando descobertas espetaculares.

Fonte: R7.com

Seja o primeiro a comentar!

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- CAIXA ALTA, miguxês ou erros de ortografia não serão tolerados;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- CAIXA ALTA somente para siglas.

 
© UFO Nordeste - Todos os direitos reservados Conecta WebDesign