27 maio 2010

Lixo espacial é perigoso para comunicações na Terra

A+ A-

Colisões no espaço podem destruir satélites e afetar
TV, GPS e ligações telefônicas. (Foto: ESA)
O Pentágono, sede do Departamento de Defesa norteamericano, divulgou nesta quinta-feira (27) ao jornal inglês DailyMail que existe tanto lixo espacial na órbita da Terra que qualquer colisão seria capaz de destruir satélites vitais para o mundo.

Segundo o relatório, sinais de TV, previsões meteorológicas, GPS (Sistema de Posição Global, em português) e ligações telefônicas são alguns dos serviços que podem ser comprometidos.

Desde o primeiro satélite lançado ao espaço há 53 anos, o Sputnik-1, a humanidade criou um enxame de "dezenas de milhões de detritos". E essa "dezenas de milhões de detritos" que gira em torno da Terra vem de velhos foguetes, satélites abandonados e estilhaços de mísseis que, a colisão entre um satélite e um pedaço de lixo espacial poderia espalhar milhares de detritos, destruindo outros satélites.

- Nenhum satélite pode ser protegido contra esse tipo de força destrutiva - diz Bharat Gopalaswamy, cientista espacial indiano. Ele ainda completa dizendo que "o lixo espacial está no limite".

Mazlan Othman, diretor do escritório de Assuntos Espaciais da ONU, disse que o "espaço precisa de políticas e leis para que nossa vida não seja posta em perigo por causa de nosso mau comportamento espacial".

Seja o primeiro a comentar!

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- CAIXA ALTA, miguxês ou erros de ortografia não serão tolerados;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- CAIXA ALTA somente para siglas.

 
© UFO Nordeste - Todos os direitos reservados Conecta WebDesign