Em um momento conturbado para a Nasa, com o fim dos ônibus espaciais, o presidente dos EUA, Barack Obama, apresenta um novo plano para a agência.
O plano tem a promessa de ajudar a recuperar a economia dos EUA e revolucionar a exploração espacial com missões tripuladas mais baratas, duradouras, velozes, seguras e estabelece novas balizas para o Programa Espacial Americano.
Para isso, foi preciso cancelar o Programa Constellation, mas com isso veio o aumento de U$ 6 bilhões no orçamento da Nasa para os próximos cinco anos, enquanto a construção de espaçonaves foi para a iniciativa privada.
O plano tem por meta aumentar a indústria aeroespacial, criar empregos, reduzir os custos das viagens e apressar o desenvolvimento de tecnologias, e ainda, abrir caminho para que a Nasa reassuma sua função primordial, que é de promover inovação e realizar pesquisas científicas.
Segundo Duília de Mello, pesquisadora brasileira do Centro de Voo Goddard da Nasa, os ônibus espaciais já estavam prontos para ser aposentados antes mesmo do desastre com o Columbia. Os altos custos também foram um dos motivos para cancelar o programa do ônibus espaciais. Para se ter uma ideia, cada missão com ônibus espaciais custa em média U$ 500 milhões, ou seja, o dobro do orçamento anual do Programa Espacial Brasileiro.
Fonte: Uol
O presidente Barack Obama apresenta novos planos à Nasa (Foto: Efe/Gary I Rothstein) |
Para isso, foi preciso cancelar o Programa Constellation, mas com isso veio o aumento de U$ 6 bilhões no orçamento da Nasa para os próximos cinco anos, enquanto a construção de espaçonaves foi para a iniciativa privada.
O plano tem por meta aumentar a indústria aeroespacial, criar empregos, reduzir os custos das viagens e apressar o desenvolvimento de tecnologias, e ainda, abrir caminho para que a Nasa reassuma sua função primordial, que é de promover inovação e realizar pesquisas científicas.
Segundo Duília de Mello, pesquisadora brasileira do Centro de Voo Goddard da Nasa, os ônibus espaciais já estavam prontos para ser aposentados antes mesmo do desastre com o Columbia. Os altos custos também foram um dos motivos para cancelar o programa do ônibus espaciais. Para se ter uma ideia, cada missão com ônibus espaciais custa em média U$ 500 milhões, ou seja, o dobro do orçamento anual do Programa Espacial Brasileiro.
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