27 abril 2010

Nasa adia aposentadoria dos ônibus espaciais

A+ A-

A Nasa (agência espacial americana) adiou para novembro a última missão dos ônibus espaciais, confirmaram hoje fontes oficiais. 

Agora a nave Endeavour vai fazer o último voo
desse tipo de veículo (Foto: NASA)
A agência adiou a última missão dos ônibus espaciais, a fim de que os cientistas possam adaptar um espectrômetro que pesa cerca de 650 quilogramas e custa US$ 2 bilhões (R$ 3,5 bilhões).

Três voos ainda estão previstos com esses ônibus. Depois dessas missões, os ônibus espaciais "Discovery", "Atlantis" e "Endeavour" serão aposentados depois de quase três décadas de operações.

Mas agora a agência decidiu que o último voo será da nave Endeavour, levando consigo o Espectrômetro Magnético Alfa (AMS, na sigla em inglês), um projeto de 16 países supervisionado pelo físico Samuel Ting, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Kyle Herring, porta-voz da Nasa, disse que "ficou claro que a Endeavour não poderia voar em julho, conforme estava previso".

O objetivo do AMS é estudar os raios cósmicos para constatar a existência de antimatéria e de matéria escura. Mas, com a proposta de Barack Obama de prorrogar a vida útil da Estação até pelo menos 2020, os cientistas decidiram substituir uma peça do equipamento com o objetivo de fazer com que ele dure mais.

Cerca de 7.000 funcionários do Centro Espacial Kennedy, que estão ameaçados de perder o emprego por causa do fim do programa, ficaram aliviados ao saber do adiamento do último voo dos ônibus espaciais.

Seja o primeiro a comentar!

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- CAIXA ALTA, miguxês ou erros de ortografia não serão tolerados;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- CAIXA ALTA somente para siglas.

 
© UFO Nordeste - Todos os direitos reservados Conecta WebDesign