03 fevereiro 2011

Telescópio espacial descobre novo sistema solar

A+ A-

Astrônomos localizaram um estranho novo sistema solar, com pequenos planetas "inchados" e amontoados em órbitas próximas à sua estrela.

Equipes de diversas universidades e da NASA (Agência Espacial Norte-americana) batizaram o sistema de Kepler-11, por ter sido descoberto pelo telescópio orbital Kepler.

A descoberta que foi publicada na revista "Nature" intriga os astrônomos e mostra quanta variedade o universo pode abrigar.

"Uma das características mais notáveis do sistema Kepler-11 é como as órbitas dos planetas são próximas entre si", escreveram os cientistas no artigo.

A estrela lembra o nosso Sol, mas cinco dos planetas que a orbitam estão "amontoados" numa distância equivalente à que separa Mercúrio de Vênus e são maiores e menos densos do que os planetas rochosos do nosso sistema --Mercúrio, Vênus, Terra e Marte, no entanto, estão entre os menores exoplanetas (planetas fora do nosso Sistema Solar) já vistos.

"Está claro que tais planetas não precisam se parecer de forma alguma com a Terra", disse por telefone Jonathan Fortney, da Universidade de Santa Cruz, na Califórnia.

"Os planetas de pouca massa no sistema Kepler-11 parecem mais como pequenos Netunos do que como Terras gigantes", completou ele. Netuno --junto com Júpiter, Saturno e Urano-- formam os chamados "gigantes gasosos", que orbitam mais distantes do Sol.
Ilustração artística de seis planetas pequenos que
 orbitam estrela similar ao Sol (Foto: Tim Pyle/Efe/Nasa)


Com agências de noticias

Seja o primeiro a comentar!

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- CAIXA ALTA, miguxês ou erros de ortografia não serão tolerados;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- CAIXA ALTA somente para siglas.

 
© UFO Nordeste - Todos os direitos reservados Conecta WebDesign