20 janeiro 2011

Tripulação da Discovery terá novo astronauta

A+ A-

Uma substituição na tripulação da missão STS-133, a última da Discovery, foi anunciada pela agência espacial norte-americana (Nasa) na quarta-feira (19). Tim Kopra, um dos especialistas da missão e que iria fazer caminhadas no espaço para reparos na Estação Internacional Espacial (ISS, na sigla em inglês), será substituído pelo astronauta Steve Bowen.

O motivo da troca foi um acidente de bicicleta, ocorrido no último final de semana, que deixará Kopra fora das atividades do ônibus espacial até, pelo menos, o final de fevereiro. O voo final da Discovery está marcado para o dia 24 do mesmo mês. A Nasa afirma que é possível o retorno do astronauta, caso a janela para o lançamento seja adiada.

Ônibus espacial Discovery pode iniciar sua última missão
no dia 24 de fevereiro. (Foto: Nasa / arquivo)
A missão STS-133 irá levar seis astronautas e um robo humanoide à ISS, além de equipamentos e peças reservas para o posto orbital. Marcada para decolar, inicialmente, no início de novembro, a jornada final da Discovery já foi remarcada diversas vezes por vazamentos e reparos no sistema de combustível do veículo.

Endeavour
Já a missão STS-134, última do ônibus espacial Endeavour, contará com um comandante reserva para Mark Kelly, marido da deputada democrata Gabrielle Giffords, atingida por um tiro na cabeça no dia 8 de janeiro. Rick Sturckow foi o escolhido pela agência espacial norte-americana e já começa a treinar no Centro Espacial Johnson a partir da próxima semana.

A congressista do estado do Arizona já respira sem aparelhos e é possível que o voo, marcado para o dia 19 de abril e provável última operação de qualquer ônibus espacial da Nasa, conte com a presença do titular.

Fonte: G1

Seja o primeiro a comentar!

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- CAIXA ALTA, miguxês ou erros de ortografia não serão tolerados;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- CAIXA ALTA somente para siglas.

 
© UFO Nordeste - Todos os direitos reservados Conecta WebDesign