09 setembro 2010

Sonda fotografa erupção na superfície solar

A+ A-

A sonda SDO (Solar Dynamics Observatory) fotografou uma grande erupção na superfície do Sol. O fenômeno causou a emissão de grande quantidade de radiação ultravioleta, mas a Terra não foi afetada. A missão da SDO, que teve início em fevereiro de 2010, permite o fornecimento contínuo de dados e de imagens da estrela. Os cientistas pretendem desvendar o funcionamento interno do astro e também de seu campo magnético.

O anel de fogo que aparece na imagem tem dezenas de milhões
de graus Celsius e se estende por milhares de quilômetros (Foto: SDO/EFE)
Os cientistas sabem que a atividade solar desempenha um papel significativo na temperatura terrestre ao interagir com campos magnéticos do nosso planeta e a atmosfera.

Recentemente, pesquisadores do Reino Unido relacionaram a baixa atividade solar aos invernos rigorosamente frios na Europa, mas os detalhes sobre esses dois fenômenos ainda não foram estudados.

No mês passado, a Nasa (agência espacial americana) divulgou imagem que mostra ondas de erupções magnéticas, ou "tsunamis" do Sol, ao redor da Terra no dia 1º de agosto. A captura foi feita pela sonda SDO.

O equipamento partiu da Flórida, nos Estados Unidos para uma missão de cinco anos que deverá custar o equivalente a R$ 1,46 bilhão. A sonda está em órbita a cerca de 32.000 km da Terra. Ela transporta A nave transporta três instrumentos com capacidade de registrar imagens de altíssima resolução do Sol a cada minuto.

Fonte: G1

Seja o primeiro a comentar!

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- CAIXA ALTA, miguxês ou erros de ortografia não serão tolerados;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- CAIXA ALTA somente para siglas.

 
© UFO Nordeste - Todos os direitos reservados Conecta WebDesign