10 setembro 2010

Nasa prepara ônibus Discovery para última viagem

A+ A-

Segundo veículo da frota a se aposentar vai à
estação espacial em 1º de novembro (Foto: EFE)
O ônibus espacial Discovery da Nasa (agência espacial americana) foi colocado na posição vertical para receber toda a preparação da última viagem da nave prevista para o dia 1° de novembro.

O veículo chegou nesta quinta-feira (9) ao Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, Estado da Flórida, nos Estados Unidos.

Fazem parte dos preparativos a ligação da nave com tanque externo de combustível e os foguetes auxiliares. No dia 21 de setembro, está previsto que o ônibus seja colocado na plataforma de lançamento 39-A, onde ficará até o dia 1º do próximo mês.

No dia 1º de julho, a Nasa (agência espacial americana) anunciou que o adiamento da aposentadoria da frota dos veículos espaciais, que está em funcionamento há mais de duas décadas, para fevereiro de 2011.

No fim de maio, a nave Atlantis fez sua última missão, sendo o primeiro veículo da frota a sair de operação.

A agência diz que a decisão foi tomada porque sistemas necessários para a missão final do ônibus espacial Discovery não iriam ficar prontos em tempo. Com isso, a viagem de outro veículo desse tipo, o Endeavour, teve de ser reprogramada para 26 de fevereiro, em vez de novembro. Todas essas missões têm como destino a ISS (Estação Espacial Internacional), um laboratório de testes científicos que fica a cerca de 400 km da Terra.

Em comunicado, a Nasa avisou em julho que pode haver novas mudanças. Apesar de protestos de especialistas, os ônibus espaciais norte-americanos serão aposentados por questões de orçamento e custos – em 2003, um acidente com a nave Columbia, que se desintegrou ao entrar na atmosfera da Terra, matou sete astronautas. Em 1986, a Challenger explodiu logo após o lançamento, também matando sete pessoas.

Mas o governo do país ainda não conseguiu definir um programa para a substituição dessas naves – uma das alternativas deve ser o incentivo para que empresas privadas se encarreguem de desenvolver veículos para missões espaciais.

Depois do fim dessas naves, os EUA vão depender das russas Soyuz para levar seus astronautas à estação espacial até que um lançador americano fique pronto, algo que não deve acontecer até 2015.

Fonte: R7.com

Seja o primeiro a comentar!

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- CAIXA ALTA, miguxês ou erros de ortografia não serão tolerados;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- CAIXA ALTA somente para siglas.

 
© UFO Nordeste - Todos os direitos reservados Conecta WebDesign