24 agosto 2010

Dinamarqueses criam primeiro foguete amador que leva seres humanos ao espaço

A+ A-

O HEAT, visto de baixo; foguete tem nove metros de altura
e usa oxigênio líquido como combustível (Foto: Reprodução)
Dois inventores dinamarqueses, Kristian Von Bengston e Peter Madsen, pretendem lançar o primeiro foguete construído por amadores a levar seres humanos ao espaço. Criado pela empresa Suborbitals, o foguete deverá ser lançado na semana que vem (30 de agosto) de um submarino, no mar Báltico.

Se a experiência der certo, Madsen espera estar dentro da cápsula para um único passageiro, chamada Tycho Brahe, para um voo pilotado, revelou o jornal Daily mail nesta segunda-feira (23).

A equipe vem construindo o foguete desde 2004 sem nenhum financiamento público. A Suborbitals é uma organização sem lucros, que vive só de patrocínio, de doações e de voluntários. A Dinamarca poderá se tornar a quarta nação do mundo a enviar uma pessoa ao espaço.

Apelidado de HEAT, sigla em inglês para Transportador Exo Atmosférico Híbrido, o foguete tem nove metros de altura e usa oxigênio líquido como combustível.

A espaçonave está montada sobre um submarino até o lançamento na semana que vem. O impulsionador do foguete irá queimar por 60 segundos, fornecendo 40k N de empuxo, força tolerável para que seres humanos possam viajar na posição vertical do módulo.

Antes que a espaçonave atinja a gravidade zero, o impulsionador será descartado. Depois, ele será desacelerado por meio de um paraquedas auxiliar, seguido por três paraquedas principais. Finalmente, a nave irá aterrissar na água.

Fonte: R7.com

Seja o primeiro a comentar!

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- CAIXA ALTA, miguxês ou erros de ortografia não serão tolerados;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- CAIXA ALTA somente para siglas.

 
© UFO Nordeste - Todos os direitos reservados Conecta WebDesign