04 junho 2010

Empresa testa foguete para viagens comerciais

A+ A-

Foguete poderá abrir caminho para o desenvolvimento
de naves espaciais comerciais (Foto: Divulgação)
A empresa americana SpaceX se prepara para lançar, nesta sexta-feira (4), o primeiro voo de testes de seu foguete Falcon 9, uma prova importante para o desenvolvimento de naves espaciais comerciais.

O lançamento está previsto para ser realizado em Cabo Canaveral, na Flórida, nos estados Unidos, entre 12h00 e 16h00 (horário de Brasília).

Caso seja impossível fazer o lançamento, a SpaceX terá uma nova oportunidade no sábado (5), no mesmo horário, embora as previsões meteorológicas indiquem uma probabilidade de 60% de condições favoráveis, disseram diretores da empresa.

Este lançamento ocorre em um momento em que o presidente americano, Barack Obama, tenta convencer o Congresso, aidna reticente, de que foi acertada sua decisão de anular o programa Constellation, que planejava a volta dos americanos à Lua em 2010.

O presidente visitou as instalações da SpaceX em Cabo Canaveral quando foi ao Centro Espacial Kennedy, em abril, para tentar esclarecer sua visão sobre a exploração espacial tripulada.

Preocupados em convencer o Congresso e a comunidade espacial sobre sua credibilidade, os diretores da SpaceX explicam que se trata do primeiro voo de testes.

- Nosso objetivo principal é recolher a maior quantidade de dados possíveis durante o voo. Será otimo se pudermos chegar à órbita terrestre, mas ficaremos satisfeitos se só a primeira das duas fases do foguete, com nove motores, funcionar bem.

Se tudo der certo, dez minutos depois do lançamento o foguete branco de 54,9 m de altura, equivalente a um prédio de 18 andares, deverá por em órbita sua cápsula Dragon.

A SpaceX lançou seu primeiro foguete, o Falcon 1, em 2006, e conseguiu por uma carga na órbita adequada em sua quarta tentativa.

Fonte: R7

Seja o primeiro a comentar!

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- CAIXA ALTA, miguxês ou erros de ortografia não serão tolerados;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- CAIXA ALTA somente para siglas.

 
© UFO Nordeste - Todos os direitos reservados Conecta WebDesign