09 maio 2010

Astronautas comemoram vitória sobre os nazistas

A+ A-

Vitória foi comemorada na Praça Vermelha de Moscou.
(Foto: hotel-turismo-guia.com)
Os tripulantes da Estação Espacial Internacional (ISS) realizaram, neste domingo, o 65º aniversário da vitória sobre a Alemanha nazista, embora não pudessem acompanhar ao vivo o grande desfile militar realizado na Praça Vermelha de Moscou.

"Na época das estações Saliut e depois do complexo orbital Mir, organizávamos transmissões dos desfiles e inclusive conexões ao vivo com as famílias dos cosmonautas, que convidávamos à Praça Vermelha", explicou a psicóloga chefe para o espaço, Olga Kozerenko, citada pela agência oficial Itar-Tass. No entanto, a ISS não dispõe dos equipamentos necessários para receber o sinal e, além disso, no espaço não há satélites transmissores como os que garantiam a recepção das imagens pelos laboratórios Saliut e Mir. Por isso, os cosmonautas da plataforma orbital só podem acompanhar os programas da televisão russa nas gravações em formato DVD que recebem nas naves de carga.

Além disso, devido à "lei seca" que rege na ISS, seus tripulantes não puderam brindar à saúde dos veteranos com os "100 g do combate", relativo aos 100 ml diários de vodca por soldado, aprovados em 1941 pelo então ditador soviético Josef Stalin.

Os cosmonautas poderão ver alguns dos melhores filmes sobre a disputa mundial que tradicionalmente emitem as redes de televisões no Dia da Vitória e que fazem parte da ampla filmoteca da plataforma orbital.

A tripulação atual da ISS é integrada pelos russos Oleg Kotov, Aleksandr Skvortsov e Mikhail Kornienko, os americanos Timothy Creamer e Tracy Caldwell Dyson e o japonês Soichi Noguchi.

Na parada militar, realizada na Praça Vermelha de Moscou, participaram 11,5 mil soldados, entre eles pela primeira vez as tropas dos países aliados na Segunda Guerra Mundial.Entre os 30 líderes estrangeiros presentes ao ato estavam a chanceler alemã, Angela Merkel, o presidente israelense, Shimon Peres, e o dirigente chinês, Hu Jintao.

Fonte: Efe

Seja o primeiro a comentar!

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- CAIXA ALTA, miguxês ou erros de ortografia não serão tolerados;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- CAIXA ALTA somente para siglas.

 
© UFO Nordeste - Todos os direitos reservados Conecta WebDesign