05 abril 2010

Novo satélite fornecerá informações mais precisas sobre polos

A+ A-

O CryoSat, o satélite mais complexo já criado para analisar as camadas de gelo da Terra, será lançado ao espaço na próxima quinta-feira (8) com o objetivo de proporcionar dados úteis para evitar o derretimento dos polos.

O satélite vai realizar uma das seis missões de observação da Terra do programa Planeta Vivo da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês). Segundo, Miguel Canela, chefe de manutenção dos satélites do programa, o equipamento é o mais avançado da história para "saber quanto gelo está desaparecendo das calotas polares".

O CryoSat usa um radar de micro-ondas para
medir alterações nas camadas de gelo flutuantes da Terra (Foto por ESA/AOES Medialab/Divulgação).
A ESA diz que a camada de gelo que cobre o oceano Ártico chegou a índices mínimos históricos nos últimos verões e, embora a observação da cobertura de gelo do espaço não seja novidade, é necessário determinar a variação da espessura do gelo para entender melhor a mudança climática.

O CryoSat - nome inspirado na palavra grega 'kryos' (frio ou gelo) - fornecerá informações, por exemplo, sobre a corrente do Golfo, que provoca um aumento de seis ou sete graus na temperatura na Europa Ocidental "acima do que corresponderia pela latitude", de acordo com Canela, e que provocaria alterações climáticas caso afetada.

Além disso, o satélite oferecerá dados com precisão de 1 cm sobre as variações da espessura do gelo, que pode alcançar 5 km na Antártida, e ampliará os conhecimentos sobre a salinidade dos oceanos.

Três meses após seu lançamento a partir da base russa de Baikonur, no Cazaquistão, os cientistas poderão conhecer mais sobre o efeito das placas polares como 'espelho' das radiações solares e defesa natural contra o aquecimento global.

A superfície clara do gelo permite que parte das radiações solares rebata e retorne à atmosfera, enquanto as zonas terrestres as absorvem. O derretimento dos polos, prossegue, dá origem a um círculo vicioso: quanto mais gelo derrete, mais radiações a Terra absorve, mais severa é a mudança climática e mais rapidamente as calotas polares diminuem.

Alguns cientistas opinam que já chegamos ao ponto de não retorno, embora "ainda haja mais otimistas que pessimistas". Entretanto, o desaparecimento dos polos, que fazem com que o nível do mar aumente por volta de 3 mm a cada ano, não é a única ameaça oferecida pelos polos Norte e Sul. Em 2007, o degelo da superfície gelada do oceano Ártico fez com que, pela primeira vez na história, a rota marítima do noroeste se abrisse, criando um ponto de passagem de mercadorias para os Estados que querem explorar comercialmente o aquecimento global.

No entanto, Canela lembra que, "politicamente falando, ninguém é proprietário do polo Norte".

Outra batalha será pelo controle dos hidrocarbonetos existentes sob as calotas polares.

- Sob a Antártida há, provavelmente, petróleo e gases que podem ser muito interessantes. Esses interesses econômicos darão lugar a "grupos de pressão". [Há] regiões do mundo onde [a mudança climática] tem um efeito devastador e outras onde é muito rentável a médio ou longo prazo.

As estimativas do Instituto de Pesquisas Geológicas dos Estados Unidos apontam que há sob o círculo polar Ártico 90 bilhões de barris de petróleo, o suficiente para satisfazer a demanda mundial durante três anos.

Não por acaso, os países que circundam o oceano Ártico - Rússia, Canadá, Dinamarca (com a Groenlândia, seu território), Noruega e EUA - já disputam o controle da região.

Seja o primeiro a comentar!

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- CAIXA ALTA, miguxês ou erros de ortografia não serão tolerados;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- CAIXA ALTA somente para siglas.

 
© UFO Nordeste - Todos os direitos reservados Conecta WebDesign