21 abril 2010

Nasa faz sonda Cassini ficar no espaço por mais 7 anos

A+ A-

Cientistas da Nasa descobriram um jeito de usar a gravidade de Saturno e de suas luas para manter a sonda Cassini no espaço por mais sete anos, revelou nesta terça-feira (20) o jornal americano The New York Times.

A Cassini chegou à vizinhança de Saturno em 2004 para uma missão de quatro anos, mas seu desempenho foi tão excepcional que o trabalho foi estendido por mais dois anos.

Cientistas da Nasa equacionaram diversos interesses científicos, o combustível da sonda
e as leis da física para conseguir estender viagem por mais sete anos (Foto: Wikimedia Commons)
Naquela época, a sonda fez diversas descobertas e gerou muitos dados científicos e mais de 1.000 estudos acadêmicos. De lá para cá, ela gastou mais de três quartos de seu combustível.

Como os engenheiros do Laboratório de Jato Propulsão da Nasa foram encarregados de estender a missão por mais sete anos, o projeto se tornou uma complicada equação de matemática e de política científica.

Durante os últimos seis anos, os responsáveis pela missão adquiriram tanta prática em traçar a trajetória da Cassini da forma mais eficiente possível que dizem poder prolongar a missão, embora a sonda só tenha 22% do combustível propulsor original em seus tanques.

O jornal disse que os cálculos físicos e geométricos são extremamente complexos porque os engenheiros da missão conseguiram equilibrar vários interesses de pesquisa, a capacidade da Cassini e as leis da física para traçar sete anos de voltas em torno de Saturno e da maior lua do planeta, Titã, para estender a missão.

Depois que a missão começar, em setembro deste ano, a Cassini vai passar 12 vezes por Enceladus, por cinco outras grandes luas, fazer 56 sobrevoos por Titã e realizar 155 órbitas em vários ângulos de Saturno até colidir com o planeta em 2017.

Seja o primeiro a comentar!

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- CAIXA ALTA, miguxês ou erros de ortografia não serão tolerados;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- CAIXA ALTA somente para siglas.

 
© UFO Nordeste - Todos os direitos reservados Conecta WebDesign