10 abril 2010

Nasa decide se dá uma nova chance para a sonda Phoenix

A+ A-

Apesar de considerar absolutamente improvável que seja possível ouvir sinais de uma sonda que desde novembro de 2008 não dá qualquer sinal de estar funcionando, a Nasa (agência espacial dos EUA) quer dar mais uma oportunidade para a sonda Phoenix. O órgão vai decidir na semana que vem se faz mais uma tentativa de detectar sinais do robô explorador, que analisou o solo de Marte em 2008 e permitiu obter dados significativos sobre o planeta.

Concepção artística mostra a sonda Phoenix no solo do polo Norte de
Marte; equipamento ainda pode enviar sinais de funcionamento.
Na verdade, a Phoenix já havia sido considerada uma espécie de “ferro velho espacial” depois que parou de se comunicar com a Terra, em 2 de novembro de 2008. A sonda vasculhou o polo Norte de Marte durante cinco meses, dois a mais do que o previsto. Desde janeiro deste ano, uma outra sonda, a Mars Odyssey, que “viaja” em torno de Marte, está passando por perto de onde a Phoenix pousou para ver se encontra possíveis transmissões de rádio que são emitidas pelo equipamento que está no solo.

Os sobrevoos já foram feitos em janeiro, fevereiro e agora em abril. A última tentativa deveria ser a desta sexta-feira (9), mas a Nasa estuda fazer novas tentativas em maio, quando as condições de temperatura e energia seriam as melhores possíveis, dadas as estações do ano no planeta. O assunto ainda está em aberto e uma decisão sobre o assunto deve ser tomada na semana que vem.

Apesar disso, os técnicos ainda consideram improváveis que a Phoenix tenha conseguido sobreviver ao inverno rigoroso a que foi submetida depois que parou de funcionar. Nesta semana, entre 5 e 9 de abril, o Sol está constantemente acima do horizonte no local em que a sonda pousou, fazendo com que a iluminação seja bastante parecida com a que existia no planeta logo antes de sua chegada, em maio de 2008.

Algo que torna essa possibilidade ainda mais remota é o fato de, nessa fase, ser esperado que a sonda acordasse por duas horas a cada 21 horas e transmitisse sinais por suas antenas UHF, que seriam detectadas pela Odyssey. Mas isso não aconteceu.

Estando "viva" ou não, o trabalho da Phoenix marcou uma nova era nos estudos sobre as características do planeta, já que desde 1976 a Nasa não conseguia fazer um equipamento do tipo pousar no local. Com os dados coletados foi possível, por exemplo, que o cientista brasileiro Nilton Rennó, da Universidade de Michigan (EUA), indicasse a existência de água líquida – bastante salgada – no local.

Seja o primeiro a comentar!

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- CAIXA ALTA, miguxês ou erros de ortografia não serão tolerados;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- CAIXA ALTA somente para siglas.

 
© UFO Nordeste - Todos os direitos reservados Conecta WebDesign