15 abril 2010

Estação Espacial terá robô em setembro

A+ A-

A Nasa enviará um robô à Estação Espacial Internacional (ISS) em setembro próximo, quando a nave Discovery fizer a última missão de ônibus espaciais ao orbitador.

O R2, como foi chamado, foi criado em parceria da NASA e General Motors.
Em comunicado, a agência espacial americana informa nesta quinta-feira (15) que o Robonauta 2 (R2) será um residente permanente da estação e suas operações estarão limitadas ao laboratório "Destiny".

O robô, que pesa cerca de 150 quilos e tem cabeça, tronco similar ao humano, braços e pernas, foi desenvolvido de maneira conjunta pela Nasa e a General Motors (GM). O R2 poderá trabalhar junto os astronautas.

"O projeto ilustra a promessa que representa uma futura geração de robôs, não como substitutos dos seres humanos, mas como companheiros que possam realizar tarefas de apoio", disse John Olson, diretor do Escritório de Integração de Sistemas de Prospecção da Nasa.

Segundo o comunicado da Nasa, o robô não só tem aparência humana, mas foi desenvolvido para que trabalhe como uma pessoa. Com pernas e braços com mãos, o R2 poderá utilizar os instrumentos que a tripulação usa.

Segundo a Nasa, no futuro os robôs espaciais poderão funcionar como assistentes dos astronautas nas caminhadas espaciais ou para desenvolver tarefas difíceis ou perigosas para os humanos.

Seja o primeiro a comentar!

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- CAIXA ALTA, miguxês ou erros de ortografia não serão tolerados;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- CAIXA ALTA somente para siglas.

 
© UFO Nordeste - Todos os direitos reservados Conecta WebDesign