08 abril 2010

Cientistas desvendam eclipse estelar

A+ A-

Um grupo de cientistas de universidades de vários países conseguiram pela primeira vez fotografar em lata resolução o eclipse da estrela Epsilon Aurigae que dura aproximadamente dois anos.

As imagens foram registradas por um sistema de telescópios 140 vezes mais nítidas do que
as geradas pelo telescópio Hubble, da Nasa (Foto por Reprodução/University of St Andrews)
Mesmo conhecida há 180 anos por um astrônomo alemão a estrela só conseguiu ter sua imagem capturada com a ajuda de quatro telescópios que registraram o fenômeno por raios infravermelhos.

A estrela Epsilon Aurigae, é a quinta mais brilhante da constelação de Auriga e a cada 27 anos, dois terços de sua área ficam no escuro devido a uma nuvem achatada em forma de disco formada por uma espécie de poeira surgida há bilhões de anos.

Como a Epsilon Aurigae é um sistema binário, ou seja, duas estrelas sendo uma delas bem menor. O consenso dos pesquisadores era que a menor seria invisível.

As imagens mostraram que exatamente na órbita da estrela companheira – a menor delas – passa o disco ultrafino de poeira, fazendo com que o brilho fique muito menor que o normal.

Um dos grandes desafios dos pesquisadores foi conseguir “congelar” a imagem em meio às transformações constantes na atmosfera.

Os físicos Ettore Pedretti e Nathalie Thureau, da Universidade de St Andrews, no Reino Unido, participante da descoberta liderada pela Universidade de Denver, nos Estados Unidos, foram responsáveis pela construção dos equipamentos que permitiram a visualização do eclipse com imagens 140 vezes mais nítidas do que as geradas pelo telescópio Hubble, da Nasa (agência espacial americana).

- Os astrônomos se confundiram por mais de um século sobre a estrela e nós capturamos duas fotos que podem resolver o mistério. Na verdade, vamos continuar com o registro das imagens, já que o eclipse dura cerca de dois anos.

Fonte: R7

Seja o primeiro a comentar!

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- CAIXA ALTA, miguxês ou erros de ortografia não serão tolerados;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- CAIXA ALTA somente para siglas.

 
© UFO Nordeste - Todos os direitos reservados Conecta WebDesign