15 abril 2010

Casa Branca divulga nova estratégia espacial

A+ A-

A Casa Branca divulgou na noite desta terça-feira (13) em seu site as principais ideias da nova estratégia aeroespacial que o presidente Barack Obama vai apresentar na próxima quinta-feira (15) à Nasa (agência espacial americana), onde o clima é de impaciência para conhecer o futuro dos voos espaciais tripulados.

Presidente deve aumentar orçamento e propor a criação de 2.500 novos empregos (Foto: Nasa/Divulgação)
O presidente responde assim às críticas do Congresso e da própria Nasa, provocadas pelo anúncio surpreendente de fevereiro de cancelar o programa Constellation, que levaria os americanos de volta à Lua até 2020 como primeira fase de voos tripulados a Marte, sem oferecer uma alternativa clara.

Obama visitará o Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral (Flórida) para apresentar a nova visão da exploração espacial tripulada.

Segundo o documento de três páginas publicado no site da presidência, que confirma notícias divulgadas pela imprensa, Obama vai propor US$ 6 bilhões (R$ 10,54 bilhões) adicionais no orçamento da Nasa em cinco anos para financiar a "estratégia vasta de voos espaciais tripulados" e criar 2.500 novos empregos na Flórida até 2012.

O fim do programa dos ônibus espaciais em 2010 vai provocar a perda de 9.000 empregos no Centro Espacial Kennedy, quase 60% dos postos de trabalho atuais.

Obama também vai reestruturar o programa Constellation para que a Nasa possa desenvolver uma nova cápsula Orion, menor que a inicialmente prevista. Ela vai ser lançada por foguetes privados para a Estação Espacial Internacional (ISS), onde será acoplada para servir de veículo de socorro em caso de emergência.

- O presidente vai detalhar os objetivos e as estratégias desta nova visão para a Nasa, incluindo destinos no espaço correspondente às capacidades crescentes (...) Até que possamos alcançar Marte.

O presidente americano deve propor o início dos trabalhos de desenvolvimento de um novo lançador pesado, destinado às missões tripuladas além da órbita terrestre, como a órbita lunar, asteróides e Marte.

Seja o primeiro a comentar!

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- CAIXA ALTA, miguxês ou erros de ortografia não serão tolerados;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- CAIXA ALTA somente para siglas.

 
© UFO Nordeste - Todos os direitos reservados Conecta WebDesign