09 abril 2010

Astronautas da Discovery completam 1ª caminhada

A+ A-

Os astronautas Rick Mastracchio e Clayton Anderson completaram nesta sexta-feira (9) a primeira das três saídas espaciais da missão do Discovery na Estação Espacial Internacional (ISS).

Especialista de missão Rick Mastracchio sai da cápsula hermética Quest da ISS
para começar a primeira das três saídas espaciais
Os astronautas abandonaram a escotilha da câmara de descompressão às 2h41 (de Brasília) e trabalharam no exterior da plataforma orbital durante 6 horas e 27 minutos, informou o coordenador da Nasa no Centro de Controle de Voos Espaciais da Rússia, Serguei Puzanov.

Assim, terminaram essa primeira parte da missão às 8h58 (de Brasília). O objetivo principal das saídas é substituir um depósito de amoníaco.

Durante a primeira saída, estava previsto que Mastracchio e Clayton desligassem as mangueiras do velho tanque e posteriormente desenganchassem do compartimento de carga do Discovery o novo depósito.

O tanque foi colocado na superfície exterior do laboratório orbital, com a ajuda de um braço robótico dirigido do interior da ISS pelos astronautas Jim Dutton e Stéphanie Wilson. Depois, Mastracchio e Clayton puderam fixar o novo depósito.

O velho tanque será devolvido à Terra a bordo do Discovery, cujo retorno ao Centro Espacial Kennedy, na Flórida, está previsto para as 9h29 (de Brasília) de domingo, dia 18 de abril.

Homem-máquina

Durante as mais de seis horas no exterior, os astronautas realizaram também outras tarefas para a manutenção da plataforma orbital.

"O principal desafio da saída é a coordenação do trabalho entre pessoas e máquinas. É um autêntico trabalho em equipe. Stéphanie e Jim farão sua parte no interior da estação e Clayton e eu no exterior. Naturalmente, todas nossas tarefas serão coordenadas com a Terra", afirmou Mastracchio antes de partir.

Durante a jornada de trabalhos no exterior da estação, os astronautas retiraram, além disso, resultados de experimentos japoneses colocadas em missões anteriores e ajustaram um giroscópio na viga principal da estrutura.

Exercícios

A missão do Discovery também era entregar à ISS o módulo multiuso Leonardo, que contém uma série de compartimentos para a realização de experimentos científicos no espaço. Incluem-se oito toneladas de provisões e bancadas científicas.

A americana Stephanie Wilson e a japonesa Naoko Yamazaki haviam operado anteriormente o braço robótico da ISS para retirar o módulo Leonardo e prendê-lo ao segmento Harmony da ISS.

O ônibus espacial também levou um freezer para preservar amostras de sangue, urina, saliva, plantas e micróbios usados em experimentos de microgravidade para análise posterior na Terra, assim como um setor de dormitório exra para as equipes.

Há também uma máquina de exercícios projetada para estudar os efeitos da falta de gravidade no sistema músculo-esqueletal. Os músculos podem ficar atrofiados durante longas temporadas no espaço e por isso os astronautas precisam se exercitar regularmente.

Fonte: Folha Online

Seja o primeiro a comentar!

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- CAIXA ALTA, miguxês ou erros de ortografia não serão tolerados;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- CAIXA ALTA somente para siglas.

 
© UFO Nordeste - Todos os direitos reservados Conecta WebDesign