22 março 2010

Espaçonave faz primeiro teste para turismo espacial

A+ A-

A nave espacial Nave Espacial Dois (SpaceShip Two, em inglês) fez nesta segunda-feira (22) um primeiro voo de testes acoplado sob a asa da nave-mãe Cavaleiro Branco Dois (White Knight Two, em inglês).

SpaceShip Two voou acoplada embaixo da asa da nave-mãe White Knight Two
(Foto: Mark Greenberg - Virgin/Divulgação)
A nave se prepara para ser o marco da popularização do turismo espacial, tal como foi proposto pelo magnata britânico Richard Branson.

Este é o primeiro voo conjunto das duas naves (sem se soltarem). Ele foi realizado na base aérea do deserto de Mojave, 130 km a noroeste de Los Angeles, nos Estados Unidos, anunciou a companhia de Branson, a Virgin Galactic, por meio de uma breve frase em sua página do Twitter, publicada no site da empresa.

Até agora, não são conhecidos os detalhes desta operação, executada na madrugada de segunda-feira.

Eles serão divulgados ao longo do dia pelas empresas envolvidas, explicou uma porta-voz da Scaled Composites, a construtora aeronáutica da Burt Rutan, sócia da Virgin Galactic no projeto.

A nave espacial da Virgin Galactic deverá transportar, a partir de 2011, turistas dispostos a pagar US$ 200 mil (R$ 360 mil) pela viagem.

A Nave Espacial Dois é uma nave branca com janelas circulares na fuselagem, inclusive no teto, que viajará suspensa embaixo das asas da nave-mãe inicialmente chamada de Cavaleiro Branco.

Segundo Branson, a nave foi desenhada para voltar à Terra "como uma pena gigante", para evitar o aumento da temperatura, que faz com que o reingresso à atmosfera seja uma das etapas mais arriscadas das viagens espaciais.

As naves se separarão a 18,3 km, "alcançando 3.200 km por hora em 10 segundos". Uma vez no espaço, os viajantes poderão deixar seus assentos e observar a Terra através das janelas.

Para voltar ao planeta, a nave se transforma em uma pena gigante, como foi concebida pela Rután. A empresa marcou a história da aviação em 1986 com o Voyager, o primeiro avião capaz de dar a volta ao mundo sem escalas e sem abastecimento.

Seja o primeiro a comentar!

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- CAIXA ALTA, miguxês ou erros de ortografia não serão tolerados;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- CAIXA ALTA somente para siglas.

 
© UFO Nordeste - Todos os direitos reservados Conecta WebDesign