06 dezembro 2009

A Autópsia do falso Extraterrestre de Roswell

A+ A-

Fonte: Ceticismo Aberto

Sim, a "Autópsia Alien" já foi mais do que dissecada em sua fraude. Não haverá nenhuma novidade aqui, mas a inclusão destas imagens é obrigatória porque esta é uma das mais conhecidas imagens alienígenas — e definitivamente a mais bem sucedida fraude na história da ufologia.

O sucesso da "Autópsia Alien" pode ser medido tanto pelo número de telespectadores por todo o mundo (mais de 32 países), pelo lucro que gerou aos seus criadores (mais de um milhão de dólares) ou pelas repercussões que teve na área (estendendo-se até hoje).

Aos que não viveram os meados dos anos 1990, um breve sumário. No rastro do sucesso do seriado "Arquivo-X", que renovou o interesse popular por extraterrestres e discos voadores, o produtor inglês Ray Santilli buscou criar o que seria o Santo Graal da Ufologia: a prova definitiva da queda de um disco voador em Roswell, 1947.

Depois de uma primeira tentativa mal-sucedida, Santilli envolveu o profissional de efeitos especiais John Humphreys, e o resultado não foi ruim. De fato, foi bom o suficiente para que o canal FOX — não por coincidência, o mesmo que produzia Arquivo-X — comprasse os direitos. Com esse e outros acordos, Santilli se tornaria um dos mais bem-sucedidos exploradores dos mitos ufológicos.

Em agosto de 1995 a "Autópsia Alien" ganhava o mundo. Mais de dez anos depois, Santilli finalmente confessaria a fraude. Por um bom motivo: estava agora produzindo uma comédia baseada em sua história, revelando como a filmagem não foi feita em Roswell, mas em um apartamento improvisado, com um boneco de látex recheado de miúdos de carneiro e outros produtos do açougue local.

A comédia "Alien Autopsy" (2006) resultante:



Justo dizer que Santilli não admitiu toda a fraude. No filme e em entrevistas, disse que criou a filmagem falsa baseada em uma suposta filmagem verdadeira que no entanto teria virado pó.

Literalmente, Santilli diz que pôde comprar e assistir a uma autópsia alien verdadeira, mas que o filme logo se deteriorou, levando-o a recriar o que viu com miúdos de carneiro. A explicação dispensa maiores comentários.

Um comentário relevante aqui é que Humphreys foi provavelmente inspirado em uma ilustração do caso Aztec, de autoria de William Steinman:



Note como o perfil do rosto é praticamente idêntico. 
A propósito, o caso Aztec também foi uma fraude.

O sucesso da Autópsia Alien de Santilli inspirou diversas reproduções e paródias. Luis Ruiz Noguez, como sempre nossa fonte, compilou mais de uma dúzia de autópsias extraterrestres (incluindo a que Santilli criou antes de seu magnum opus). No ano passado, uma pequena autópsia alien também circulou pela rede, provando que este gênero ainda tem fôlego.

A nós brasileiros, é especialmente importante lembrar que o "Caso Varginha" explodiria poucos meses depois do furor com a "Autópsia Alien". Os mesmos veículos de imprensa que promoveram a "Autópsia Alien" no final de 1995 promoveriam o "Caso Varginha" logo no início de 1996. Será surpresa que as histórias sobre Varginha logo convergiram para um enredo envolvendo a queda de uma nave espacial, a captura de extraterrestres levados a hospitais e examinados (talvez autopsiados), para logo serem enviados aos EUA? Yes, nós temos extraterrestres. Alguns ufólogos até hoje bradam que o caso Varginha seria tão bom, ou "melhor", que o caso Roswell.

Ao final, Santilli mostra o que todos deveríamos estar fazendo. Quantas outras pessoas podem dizer ter ficado milionárias graças à ufologia? Alguns beiraram a insanidade, outros tiveram carreiras destruídas e chegaram ao extremo do suicídio, em boa parte devido ao seu envolvimento nesta área.

Obviamente estavam fazendo ufologia do jeito errado. Santilli, milionário e com um filme produzido sobre sua aventura, nunca foi punido.

Seja o primeiro a comentar!

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- CAIXA ALTA, miguxês ou erros de ortografia não serão tolerados;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- CAIXA ALTA somente para siglas.

 
© UFO Nordeste - Todos os direitos reservados Conecta WebDesign