06 outubro 2009

Telescópio revela "colar" de estrelas bebês

A+ A-


Fonte: BOL Notícias

O Observatório Espacial Herschel, que "enxerga" luz infravermelha, já conseguiu obter sua primeira imagem. Divulgada na sexta-feira (2), a foto mostra que suas câmeras estão em boa forma. Em uma rodada de observações para teste, o telescópio já fez uma descoberta intrigante: um "colar" de estrelas-bebê.

Lançado em maio pela ESA (Agência Espacial Europeia), o telescópio já flagrou uma nuvem de gás e poeira perto do plano em que fica nossa galáxia. A região invisível a olho nu observada na direção da constelação do Cruzeiro do Sul, é uma verdadeira fábrica de estrelas.


Em rodada de observações para teste, o telescópio já fez uma descoberta intrigante: um "colar" de estrelas-bebê

A foto só pode ser feita no espectro infravermelho porque a poeira estelar que cobre a região bloqueia a luz comum. Ela distingue regiões frias (avermelhadas) e quentes (azuladas).

A imagem revela pela primeira vez estruturas de filamentos em que o gás se agrupa e as estrelas vão se formando --como "pérolas num colar cósmico", diz um comunicado da ESA à imprensa. Instrumentos anteriores não tinham precisão suficiente para revelar essa estrutura, afirma a agência.

Além de estudar berçários estelares, o Herschel, que deve permanecer cerca de três anos no espaço, tem como missão estudar a formação de galáxias no Universo primordial. O observatório também é capaz de analisar a composição química da superfície de planetas, luas e cometas do Sistema Solar.

Seja o primeiro a comentar!

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- CAIXA ALTA, miguxês ou erros de ortografia não serão tolerados;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- CAIXA ALTA somente para siglas.

 
© UFO Nordeste - Todos os direitos reservados Conecta WebDesign