09 outubro 2009

OVNIs aparecem em fotos do Agile

A+ A-




 Parecia apenas mais um dia de ensaio fotográfico com o novo Chevrolet Agile, que será lançado no início da próxima semana na Argentina. Após o dia de trabalho na pista de testes da GM, em Indaiatuba-SP, o editor de fotografia da CAR, Luca Bassani, passou a selecionar o material coletado quando tomou um susto.

Em uma seqüência de sete fotogramas do carro parado na pista circular do complexo, três luzes surgiram no céu, num movimento muito rápido da direita para a esquerda do modelo. Seriam OVNIs? (objetos voadores não identificados)

A foto onde as estranhas luzes aparecem, foi usada em página dupla, como abertura da matéria do Agile na edição de outubro da CAR.

Para Luca Bassani, está descartada qualquer tipo de problema com seu equipamento digital (máquina Canon EOS-1D Mark III, com lente 17/40 mm). Luca afirma também não ter visto ou ouvido nada de anormal no momento das fotos.

As fotos, registradas pelo relógio da própria máquina ocorreram às 17:32 min do último dia 4 de setembro. Detalhe: o Campo de Provas de Cruz Alta, como é chamada a pista de testes da GM, fica a menos de 30 km de distância do aeroporto internacional de Viracopos, na cidade vizinha de Campinas.

As fotos originais, sem qualquer tratamento ou manipulação digital, foram colocadas à disposição pelo fotógrafo para autoridades ou entidades especializadas.

Obs:

Trata-se de mais um caso de Lens Flare.

Lens Flare é a luz que se espalha pelos sistemas da lente por mecanismos de formação de imagens geralmente não desejadas, como reflexão interna e se espalhando por falta de homogeneidade do material na lente. Estes mecanismos diferem do mecanismo de formação da imagem planejada que depende da refração dos raios da imagem.

Para bons sistemas ópticos e a maioria das imagens, Flare é um efeito secundário que é distribuído amplamente pela imagem e assim não é visível para quem tirou a foto. Mas quando uma imagem incluiu uma fonte muito luminosa, a Flare gerada por uma região de imagem luminosa pode ter bastante intensidade para ficar muito visível.

A luz produzida por mecanismos Flare se sobrepõe amplamente pela imagem, enquanto acrescenta a luz em regiões de imagens escuras e contraste.

Lentes com grandes números de elementos como zooms tendem a exibir um maior Lens Flare, como eles contêm superfícies múltiplas que vão se espalhando internamente o não desejado acontece.

A distribuição de espaço do Flare na lente são tipicamente manifestos como vários starbursts, anéis, ou círculos seguidos pela imagem ou visão. Padrões de Flare na lente se esparramaram tipicamente e amplamente pela cena e local de mudança com o movimento da máquina fotográfica relativo às fontes luminosas, localizando com a posição clara e enfraquecendo quando a máquina fotográfica aponta para longe da luz intensa até que não causa nenhum Flare.

A distribuição de espaço específico do Flare depende da forma da abertura dos elementos de formação da imagem. Por exemplo, se a lente tiver uma abertura de 6-bladed, o Flare pode ter um padrão hexagonal.

Se o flare se espalhar internamente também estará presente no olho humano, e manifestos em um clarão ocultando o não desejado mais óbvio ao ver luzes muito luminosas ou altamente refletivas nas superfícies (por exemplo, speculares).

Em algumas situações, cílios podem criar também Flares como irregularidades, embora estes são tecnicamente artefatos de difração.

Quando uma fonte luminosa surge na lente, mas não em seu campo de visão, o Lens Flare aparece como uma neblina na imagem e reduz contraste.

Isto pode ser evitado obscurecendo-se a lente (devido o propósito para o qual são projetados capuzes de lente).

Em um estúdio, um globo ou jogo de portas de celeiro pode ser prendido à iluminação para impedir este efeito se refletir na máquina fotográfica.

Lentes modernas usam camadas de lente para reduzir a quantia de reflexão e minimizar o Flare.

Seja o primeiro a comentar!

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- CAIXA ALTA, miguxês ou erros de ortografia não serão tolerados;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- CAIXA ALTA somente para siglas.

 
© UFO Nordeste - Todos os direitos reservados Conecta WebDesign