07 outubro 2009

Estudo questiona matéria escura e põe conceito de gravidade

A+ A-

Fonte: Bol

A matéria escura, força misteriosa que age na gravidade das galáxias, é mais estranha do que pensávamos, ou não existe mesmo. É o que sugere um novo estudo.

Em tese, uma galáxia é situada no coração de uma gigante nuvem de matéria escura e interage com ela por meio da gravidade. A matéria escura, originalmente, atrai a galáxia para sua rotação, além de também modelar a sua forma. Mas as observações não se resumem a esse quadro simples.


FOTO: NASA - Matéria escura, originalmente, atrai a galáxia para sua rotação, além de também modelar a sua forma

Uma vez que a matéria escura não irradia luz, astrômonos deduzem a sua distribuição observando como o gás de uma galáxia e as estrelas estão se movimentando. Estudos prévios sugeriram que a matéria escura deve ser uniformemente distribuída em uma região central da galáxia --um resultado desconcertante, porque a gravidade da matéria escura em direção ao centro de uma galáxia devia torná-la progressivamente mais densa.

Agora, a tese enveredou novamente para o desconhecido, graças a uma análise da matéria normal no centro de 28 galáxias de todas as formas e tamanhos. O estudo mostra que sempre há cinco vezes mais matéria escura do que matéria normal --a mesma pesquisa diz que a densidade da matéria escura caiu um quarto em relação ao valor central.

Força não revelada?

A descoberta segue em rota de colisão com as expectativas porque a proporção de matéria escura em relação à normal deve depender da história da galáxia --por exemplo, se houve fusão com outra galáxia ou se ela permaneceu isolada durante toda a sua existência. Fusões devem distorcer a proporção entre matérias negra e normal em uma base única.

"Não há, absolutamente, nenhuma regra de física que explique estes resultados", disse o coautor do estudo, Hong Sheng Zhao, da Universidade St. Andrews, na Inglaterra.

Os autores sugerem que talvez uma força da natureza ainda não descoberta atue entre a matéria escura e a matéria normal, uma vez que a gravidade, sozinha, não pode manter a proporção constante.

Gravidade? O que é isso?

Alternativamente, eles dizem que nosso entendimento de gravidade talvez precise de modificações, a fim de eliminar integralmente a necessidade de existência da matéria escura. Alguns estudos atuais, como a Mond (dinâmica Newtoniana modificada, na sigla em inglês) indicam para isso, sugerindo que a gravidade não desaparece tão rapidamente como as teorias correntes apregoam.

Mas Mark Wilkinson, da Universidade de Leicester, que não estava envolvido no estudo, pede cuidado nas interpretações dos resultados.

"Embora isso claramente demonstre muito mais interdependência entre as matérias normal e escura do que o esperado, é muito cedo para dizer exatamente o que isso significa", disse ele.

Wilkinson cogita que a matéria normal possa exercer mais influência na matéria escura do que o esperado. Ele afirma que as explosões supernova talvez sejam capazes de empurrar a matéria escura para fora das regiões centrais de galáxias.

Seja o primeiro a comentar!

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- CAIXA ALTA, miguxês ou erros de ortografia não serão tolerados;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- CAIXA ALTA somente para siglas.

 
© UFO Nordeste - Todos os direitos reservados Conecta WebDesign