07 junho 2009

Grande Bola de Fogo rasga os céus de Córdoba

A+ A-

Fonte: CUB



 


Uma grande "Bola de Fogo" que rasgou o céu noturno e explodiu se desintegrando em múltiplas cores, causou surpresa em muitas partes do território argentino.

Teria sido um meteoro que explodiu em contato com a atmosfera, tal como explicado pelo o astrônomo Jorge Coghlan?

"Aparentemente era um meteoro. O que precisamos determinar é se o meteoro era artificial ou natural", disse o especialista.

O fenômeno foi visto às 20h: 30min, e quem viu ficou completamente perplexo. As testemunhas descreveram que a luz teve uma trajetória do oeste para leste.

A rede de notícias Cadena 3 recebeu vários chamados de vários ouvintes que perguntavam o que foi aquilo que tinham avistado no céu e para relatar as suas experiências.

Gustavo, uma das testemunhas disse que embora estivesse num campo de milho em Tinoco distante cerca de 30 milhas ao sul da Colônia Caroya, que viu uma "Bola de Fogo" que caiu sobre as montanhas e que antes de atingir o solo explodiu como fogos de artifício.

O Jornalista Juan Pablo Viola, foi o primeiro a anunciar e descrever no rádio o que experimentou: "Foi uma luz que desceu do céu e terminou em uma espécie de explosão visual."

José Carlos, disse que dois ouvintes que observaram o fenômeno, nas cidades de Córdoba conhecidas como Isla Verde y La Para, respectivamente, concordaram em que o final do incidente foi uma explosão refletindo as cores verdes, azul e vermelha.

Enquanto isso, Ricardo, da cidade Saldán, descreveu que a luz explodiu duas vezes, e em muito baixa altitude no céu.

De acordo com as testemunhas privilegiadas que viram o fenômeno, a luz atravessou o céu parecendo uma estrela cadente, mas na realidade o fato foi muito mais intenso e amplo.

O espetáculo durou cerca de 20 segundos.

"Não posso dizer ao certo o que era somente porque tive a sorte de ver o fenômeno", disse Coghlan.

"Mas foi um espetáculo multicolorido onde muitos objetos se desintegraram. É mais provável que tenha sido matéria interplanetária natural reentrando na atmosfera com a velocidade de um bólido," acrescentou.

"O bólido pode ter feito um caminho ziguezagueando pelo céu até que ele explodiu”. “Estas coisas também acontecem de dia”, continuou ele.

Como a Terra está se movendo a 107 mil quilômetros por hora e transcreve ou atrai objetos que atravessam seu caminho, este é um fenômeno que acontece todos os dias. É como se fossem insetos numa grade frontal de um automóvel. “Graças à atmosfera, uma vez que o bólido se desintegra resta apenas poeira no céu”, concluiu.


Seja o primeiro a comentar!

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- CAIXA ALTA, miguxês ou erros de ortografia não serão tolerados;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- CAIXA ALTA somente para siglas.

 
© UFO Nordeste - Todos os direitos reservados Conecta WebDesign