03 dezembro 2008

Ufólogos reclamam do processo de abertura dos arquivos secretos no Brasil

A+ A-

Enquanto no Brasil os ufólogos falam em mandado de segurança para liberação de documentos, escritor espanhol polêmico diz que liberação em seu pais foi “uma farsa”

Documentos secretos: apenas uma pequena parte apresentada à sociedade (Click para ampliar)
Documentos secretos: apenas uma pequena parte apresentada à sociedade
 
Pesquisadores da chamada Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU) e signatários do Dossiê UFO Brasil (protocolado no dia 21 de dezembro de 2007 no Palácio do Planalto, na forma de requerimento endereçado à ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff), já começam a falar em impetrar um mandado de segurança contra o Ministério da Defesa e o Governo Brasileiro em virtude do processo de liberação dos documentos oficiais brasileiros referentes a OVNIs e extraterrestres.

A ameaça consta de matéria divulgada a pouco no Portal UFO, da Revista UFO. O texto é assinado pelo conselheiro especial da publicação, Fernando de Aragão Ramalho, um dos integrantes da CBU.

Em maio de 2005, os membros da CBU visitaram as instalações do I Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta I) e do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (Comdabra), a convite da aeronáutica, com a expectativa do início das tratativas para a transferência de conhecimento - e documentos oficiais - dos militares para a sociedade civil. Na época, as expectativas foram reforçadas e fomentadas pelos interlocutores militares do encontro.

Mais de dois anos depois, sem qualquer novo desdobramento, o Dossiê UFO Brasil foi a forma encontrada pelos pesquisadores de retomarem o assunto, incitando o cumprimento da Lei 11.111/2005, criada pelo Governo para regular a salvaguarda de itens considerados secretos no país. Pela nova regulamentação, o prazo de sigilo de inúmeros documentos oficiais estaria encerrado, obrigando sua liberação para consulta pública.

No entanto, apenas recentemente - em 31 de outubro de 2008 - o Ministério da Defesa enviou cópias de alguns documentos ufológicos militares à Coordenação Regional do Arquivo Nacional, no Distrito Federal (AN/COREG). As pastas contém apenas 213 páginas de cópias xérox e alguns recortes de jornal e, segundo os pesquisadores, representam menos de 1% do que os ufólogos solicitaram no Dossiê UFO Brasil. Os pesquisadores alertaram ainda que os documentos não contém fotos e filmagens dos arquivos do COMAER (Comando da Aeronáutica) produzidas em episódios já bastante conhecidos da Ufologia Brasileira, como a Operação Prato e a Noite Oficial dos UFOs no Brasil

O conselheiro Fernando Ramalho descata que "só as três pastas conferidas manualmente pelos membros da CBU, quando de sua visita ao CINDACTA em maio de 2005, incluindo esses dois casos citados, continham bem mais do que as 213 cópias enviadas ao AN. Além do mais, como já fora motivo de desconfiança antecipada por este membro da CBU, nada da Marinha e nem do Exército foi disponibilizado".

Seja o primeiro a comentar!

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- CAIXA ALTA, miguxês ou erros de ortografia não serão tolerados;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- CAIXA ALTA somente para siglas.

 
© UFO Nordeste - Todos os direitos reservados Conecta WebDesign