Um incidente ocorrido sobre o estreito de Bass,
na Austrália, em 21 de outubro de 1978, se tornou em um dos casos
mais espetaculares na história dos fenômenos OVNI's.
O piloto civil Frederick Valentich, em um vôo solitário de Melbourne à ilha King em seu avião Cessna 182-L, notificou por rádio aos controladores do tráfego se havia alguma aeronave militar trafegando abaixo dele a 5.000 pés. Eles responderam que não.
O piloto civil Frederick Valentich, em um vôo solitário de Melbourne à ilha King em seu avião Cessna 182-L, notificou por rádio aos controladores do tráfego se havia alguma aeronave militar trafegando abaixo dele a 5.000 pés. Eles responderam que não.

Valentich planejou o seu vôo antecipadamente e
programou passar sobre o chamado Cabo Otway, prestes a atingir o Estreito
de Bass. Como piloto experiente, já realizou este trajeto dezenas de vezes,
e já havia acumulado uma quantidade significativa de horas de vôo, tanto
noturnas quanto diurnas.
Seu avião deixou o aeroporto de Moorabbin precisamente
às 18:19hs, sendo que o vôo todo, na ida, não tomaria mais que 90 minutos,
para uma chegada prevista para às 19:50. Quando decolou, ainda faltavam
cerca de 30 minutos para o pôr do sol.
Quando passava sobre o Cabo Otway, Valentich comunicou-se
com a torre de controle aéreo, por volta das 19:00hs, informando que se
encontrava à cerca de 4.500 pés de altura, sobre o mar. Nesta ocasião,
as condições de tempo estavam perfeitas, com ventos bem suaves, ar morno
e céu sem qualquer nuvem.
Já ingressando no escuro da noite que se aproximava,
Valentich, justamente às 19:06hs, comunicou-se com a torre de controle,
com a voz calma e sem demonstrar qualquer distúrbio, perguntando ao controlador
em operações sobre estranhas luzes que via a alguns quilômetros a sua
frente. O controlador disse desconhecer do que se tratavam tais luzes
e passou-se então uma conversa entre ambos que, ao cabo de poucos minutos,
resultaria no desaparecimento total, completo e sem qualquer vestígio
tanto do piloto quanto do avião. Toda a conversa está gravada em 53 minutos
de fita em poder do Departamento de Transportes (DOT) da Austrália.
A fita após muita insistência da família do piloto
desaparecido e da imprensa do mundo, foi liberada com ligeiros cortes.
Nela aparecem detalhes sobre as luzes observadas por Valentich e que,
sem que esse imaginasse, o levaria para nunca mais retornar, tragicamente
incluindo-o numa lista de mais de 30 pessoas desaparecidas somente em
aviões, após observarem um UFO.
Abaixo está a transcrição da conversa entre o
piloto Frederick Valentich (FV) e a torre de controle (TC).
19:06:44
FV: Melbourne, aqui é Delta Sierra Juliete. Há algum tráfego abaixo de mim a 5 mil?
FV: Melbourne, aqui é Delta Sierra Juliete. Há algum tráfego abaixo de mim a 5 mil?
C:
Delta Sierra Juliete, não há nenhum tráfego conhecido.
FV: Delta
Sierra Juliete, aqui. Parece ser uma grande aeronave abaixo de mim 5 mil.
19:06:44
C:
Delta Sierra Juliete, que tipo de aeronave é essa?
FV: Delta
Sierra Juliete, aqui. Eu não posso precisar. Apresenta 4 luzes. É como
as luzes de pouso de uma aeronave.
19:07:00
C:
Delta Sierra Juliete.
19:07:31
FV: Melbourne,
aqui Delta Sierra Juliete. A aeronave acaba de passar sobre mim a pelo
menos mil pés.
C:
Delta Sierra Juliete, "roger". E é uma grande aeronave? Confirme?
FV: Desconheço
devido à sua velocidade. Existe alguma aeronave da Força Aérea nas vizinhanças?
C:
Delta Sierra Juliete. Não há nenhum tráfego nas vizinhanças.
19:08:18
FV: Melbourne,
está se aproximando agora, vindo do leste na minha direção.
C:
Delta Sierra Juliete
19:08:41 – (...) microfone ficou
aberto por 2 segundos.
19:08:48
FV: Delta
Sierra Juliete, aqui. Me parece que a coisa está jogando algum tipo de
jogo. Está voando duas ou três vezes a velocidade que eu não posso identificar.
19:09:00
C:
Delta Sierra Juliete, "roger". Qual o seu nível atual?
FV: Meu nível
atual é 4,5 mil; 4,5,0,0.
C:
Delta Sierra Juliete. E você confirma que não pode identificar a aeronave?
FV:: Afirmativo
C:
Delta Sierra Juliete, "roger". Aguarde.
19:09:27
FV: Melbourne,
aqui Delta Sierra Juliete. Aquilo não é uma aeronave; aquilo está...(microfone
aberto por 2 segundos)
19:09:42
C:
Delta Sierra Juliete, você pode descrever a aeronave/
FV: Delta
Sierra Juliete, aqui. Quando passa, parece ser enorme, comprido...(microfone
aberto por mais 3 segundos); não posso identificar mais que...aquilo é
muito rápido; (microfone aberto por mais 3 segundos)...está bem na minha
frente agora, Melbourne!
19:10:00
C:
Delta Sierra Juliete, "roger". Me informe qual o tamanho que o objeto
pode ter.
19:10:19
FV: Delta
Sierra Juliete, Melbourne. Parece que está estacionário. O que eu estou
fazendo bem agora é orbitar, e a coisa está orbitando sobre mim também;
a coisa tem luzes verdes e algum tipo de superfície metálica, pois toda
ela brilha por fora.
C:
Delta Sierra Juliete.
19:19:46
FV: Delta
Sierra Juliete aqui. (...) (microfone aberto por 5 segundos). A coisa
simplesmente desapareceu.
C:
Delta Sierra Juliete.
19:10:46
FV: Melbourne,
vocês saberiam informar que tipo de aeronave é aquela? Seria uma nave
militar?
C:
Delta Sierra Juliete. Confirme que a aeronave desapareceu.
FV: Repita
por favor.
C:
Delta Sierra Juliete, a aeronave ainda está aí com você?
FV: Delta
Sierra Juliete. Está...oh, não...(microfone aberto mais 2 segundos). Está
agora se aproximando, vindo de sudoeste.
C:
Delta Sierra Juliete.
19:11:50
FV: Delta
Sierra Juliete, aqui. O aparelho é muito estranho. Agora eu o tenho e
23 ou 24...e a coisa está...
C:
Delta Sierra Juliete, "roger". Quais são as suas atitudes agora?
FV: Minha
atitude agora é para a Ilha King, Melbourne...Aguarde...a estranha aeronave
está sobrevoando-me agora, bem acima, novamente...(microfone aberto por
2 segundos); Está acima de mim e não é uma aeronave...
C:
Delta Sierra Juliete
19:12:28
FV:: Delta
Sierra Juliete, Melbourne...(microfone aberto por mais 2 segundos)
19:12:55 – Fim das comunicações após
17 segundos de ruídos metálicos de origem desconhecida.
Seja o primeiro a comentar!
Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:
- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- CAIXA ALTA, miguxês ou erros de ortografia não serão tolerados;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- CAIXA ALTA somente para siglas.