Agroglífo em plantação de trigo em Ipuaçu, Xanxerê-SC.
Crédito da foto, Ivo Hugo Dohl.
Dois estranhos acontecimentos assustam os catarinenses.
Vamos aos fatos:
Na madrugada do dia 05/11/08, aproximadamente às 04:00, uma família de agricultores do interior do estado de Santa Catarina, precisamente em Quilombo - distante 600 KM da capital Florianópolis e apenas 45 KM da minha residência (Xaxim-SC) - ouviu um grande estrondo seguido de um tremor que chegou a estremecer a casa toda, assustando seus moradores. Estava chovendo e, o que se pensou ser um raio que caiu por perto, na manhã seguinte se revelou um grande mistério.
Ao se deparar com a plantação de milho, distante 200 metros da sua residência, o agricultor Augusto Zanella percebeu que o milharal estava todo sujo pela terra - do caule até seu pendão (a parte superior da planta) - e que algumas plantas estavam queimadas e quebradas. O mais surpreendente porém, foram as estranhas ranhuras que se abriram no solo em toda a extensão onde aconteceu o fenômeno, revolvendo inclusive pedras pelo caminho (veja essa foto abaixo)
O epicentro foi aí, como mostra nessa foto acima, mas as ranhuras percorrem vários metros por baixo da plantação abrindo pequenas crateras e derrubando os pés de milho e, quando não derrubando, deixando sua parte superior queimada.(foto abaixo)
Como pude constatar, não foi apenas em um local da plantação que aconteceu isso, mas, caminhando pela plantação descobriu-se um outro epicentro com as mesmas caracteristicas, descartando qualquer possibilidade que tenha sido um raio o causador de tudo isso.
Mas como havia escrito no começo, foram 2 acontecimentos estranhos nessa mesma região (com diferença de 2 dias). Esse outro acontecimento, ocorrido 2 dias após e distante uns 60 KM do primeiro (Ipuaçu, distrito de Xanxerê-SC ), é o mais fascinante e, com certeza o que mais vai repercutir.
No sábado 08/11/08 agricultores relataram estranhas marcas nas plantações de trigo da região e, como se pode ver na foto abaixo, estranhas mesmo. Foram 2 desenhos iguais a esse, distante 1 KM um do outro e, com certeza são "Agroglífos", como são chamados os desenhos feitos enigmaticamente com o uso de algum tipo desconhecido de tecnologia em áreas cultivadas com cereais e, mais raramente, pastagens naturais.
Inicialmente conhecidos como 'círculos ingleses', eles tiveram origem nos anos 80, em áreas rurais do sudoeste da Inglaterra, mas nos anos seguintes foram se espalhando para outros países. Até hoje já foram registrados 20 mil em pelo menos 30 nações, embora o local de seu surgimento original, a Grã-Bretanha, ainda detenha cerca de 80% das manifestações mundiais, que podem chegar a mais de três mil por ano.
No Brasil, infelizmente, nada semelhante foi registrado até esse dia (08/11/08) – os amassamentos em canaviais de Riolândia e de outras áreas de São Paulo, no começo do ano, dados como agroglífos, são fenômenos bem distintos, mas como se constatou nessa localidade agora, com certeza eles vieram e, em dupla, com desenho circular tradicional, sem que se quebrasse a plantação (apenas amassamento) e sem vestígios de que pudesse ser feito por humanos.
Dois estranhos acontecimentos que, se não tiverem ligação entre ambos, no mínimo deixa uma grande dúvida no ar, em face de que se ache uma explicação plausível.
Seja o primeiro a comentar!
Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:
- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- CAIXA ALTA, miguxês ou erros de ortografia não serão tolerados;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- CAIXA ALTA somente para siglas.