12 setembro 2008

Aparece um caso de perseguição a OVNIs na Finlândia de 1997

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F-18A Hornet

Informações sobre a perseguição de cinco óvnis por um jato militar finlandês estavam ganhando grande destaque na imprensa mundial, principalmente nas revistas e boletins especializados em ufologia. O quase confronto teria acontecido no dia 31 de março de 1997, mas só agora o piloto decidiu contar sua história, com a garantia de que sua identidade permaneça em sigilo. É importante sempre lembrar que as informações sobre óvnis não dizem respeito necessariamente a naves pilotadas por extraterrestres. A sigla "objeto voador não identificado" é muito ampla e designa tudo aquilo que voa, mas não pode ser identificado.

Segundo o depoimento do piloto, seu jato era um F-18A Hornet, da Força Aérea Finlandesa (Suomen Ilmaviomat), da base de Rovaniemi, 400 quilômetros ao norte de Helsinque, a capital finlandesa. Ele decolou para uma patrulha de rotina, com uma rota prevista de 960 quilômetros na fronteira com a Rússia. Quando voava sobre a tundra gelada a sudeste de Lake Inarijarvi, os instrumentos do jato detectaram três óvnis de forma discóide voando na direção nordeste. Ao se aproximar para ter uma visão mais clara, o piloto afirma que "pareciam ser 5 óvnis e não 3". Nesse momento ele se comunicou por rádio com a base de Rovaniemi e informou o que estava acontecendo.

O controle de vôo ordenou-lhe que interceptasse os objetos. Nesse momento, os cinco óvnis - descritos pelo piloto como objetos luminosos alaranjados - manobraram rapidamente, tomando a direção noroeste. O F-18 perseguiu-os até Ivalo, uma cidade que fica a 200 quilômetros ao norte de Rovaniemi. Dali, o jato perseguiu os óvnis até Inari, 40 quilômetros a noroeste. Então os óvnis manobraram bruscamente de novo, voando para o leste, quase sobre Lake Inarijarvi.

O piloto informou sua base de que os óvnis estavam saindo de formação e pediu autorização para disparar contra eles. O Controle de Vôo respondeu, segundo o piloto: "Permissão garantida. Fogo à vontade". Imediatamente, o piloto posicionou-se atrás de um dos óvnis e o colocou na retícula de mira de seu F-18. Nesse momento, os instrumentos de bordo deveriam lhe emitir um sinal de "alvo na mira". Em vez disso, ele ouviu um estranho som em seus fones de ouvido, "parecidos com o de um alarme". No mesmo instante, o seu computador de bordo desligou-se sozinho. A retícula de mira desapareceu da tela.

DEFEITO - Os sistemas de disparo dos canhões de 20 mm do jato também se desligaram sozinhos. Para tentar disparar, o piloto ligou, então, a chave do sistema de mísseis. Mas a única resposta que teve dos instrumentos foi o sinal de "defeito no sistema". Os óvnis se reagruparam em formação e voaram na direção leste, "à velocidade macha 4 ou 5" (4 ou 5 vezes a velocidade do som). Segundo o piloto, havia "um halo alaranjado e brilhante em torno deles".

O piloto conseguiu continuar seu vôo e pousar em segurança na base aérea de Rovaniemi. Segundo seu depoimento, os computadores foram exaustivamente testados, após o pouso - sem defeito.

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