25 julho 2008

Ufologia em alta no encerramento do ciclo de palestras Cosmos VII

A+ A-


A Ufologia será um dos temas principais do eventos
Chega ao fim o ciclo de palestras mais esperado do ano, Cosmos VII, que teve início nesta segunda-feira, em Araçatuba. O evento que tem como tema principal astronomia e Ufologia e é totalmente gratuito. Esta sétima edição está promovida pelo Instituto de Astronomia e Pesquisas Espaciais (INAPE), Sindicato do Comércio de Araçatuba (Sincomércio) e pelo Serviço Social do Comércio (SESC) e proporciona aos participantes uma reflexão sobre os humanos na Terra e no universo, oferecendo também um convite ao conhecimento, abordando temas educacionais, importantes para a formação da cidadania. Os palestrantes do dia 21, foram Roberto Boczko e Walmir Thomazi Cardoso, abordando os temas, Nascimento, Vida e Morte das Estrelas e O céu dos Povos Indígenas Brasileiros, respectivamente. Na terça-feira, os astrofísicos Thiago Monfredini e Karleyne Medeiros falaram sobre astrobiologia e astronomia. No terceiro dia palestras, os ufólogos Rafael Cury e Gener Silva abriram a noite abordando Ufologia e Ufoarqueologia. Já na apresentação do dia 24 de julho, Marco Petit falou sobre Os Sinais da Atividade Extraterrestre e Paulo Ianuzzi abordou As Civilizações Extraterrestres. Hoje, 25 de julho, será o último dia do encontro.

O Inape é uma organização não-governamental criada há mais de 10 anos e que pesquisava, isoladamente, a astronomia. Com o objetivo de estudar principalmente essa área, cerca de 120 pessoas se juntaram para discutir informações relacionadas ao assunto. Com isso surgiu a idéia do Cosmos, três anos depois, com a finalidade de passar esses conhecimentos à população. Segundo o diretor e fundador do Inape, Gener Silva, os seres humanos estão vivenciando uma época histórica, na qual já é possível ir para o espaço. "Homens e mulheres vivem e sobrevivem fora do planeta. Existe um robô inteligente fazendo sondagem em Marte e a NASA já tem agendada uma base na Lua", afirma. Conforme o pesquisador, em 2020 será possível morar na Lua e depois de 20 anos, em Marte. "Daqui a 100, 200 anos, essas bases podem se tornar colônias, aí estaremos vendo a ficção virar realidade. Tudo isso é viável", finaliza Silva. Apesar da complexidade do assunto, Cosmos é indicado para todas as idades, para que as informações possam ser compreensíveis a todos, os palestrantes utilizam uma linguagem didática e popular.

As palestras enfocarão entre outros assuntos, às diversas áreas da astrobiologia, o surgimento da astronomia e suas fronteiras, as civilizações extraterrestres e as condições do ser humano na Terra e no universo. O evento de será realizado no auditório do SENAC - Av. João Arruda Brasil, 500 – Bairro São Joaquim, Araçatuba. Mais informações (18) 3622-2337 ou 360-5400.

Programação


Astronomia

19h30 - 21 de julho
Palestrante: Roberto Boczko - Doutor em astronomia pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP).
Tema: Nascimento, Vida e Morte das Estrelas.
Sabemos que o Sol não pode gerar materiais pesados como o ferro, mas sabemos que há ferro no Sol. Como ele surgiu? Na palestra veremos que as estrelas evoluem diferentemente conforme sua massa. E que justamente esses materiais pesados foram originados durante imensas explosões estelares.

21h00
Palestrante: Walmir Thomazi Cardoso - Professor de física, astronomia, relatividade e história da Física pela PUC-SP, especialista em História da Ciência pela UNICAMP, além de mestre em História da Ciência pela PUC-SP e presidente da Sociedade Brasileira para o Ensino da Astronomia (SBEA).
Tema: O céu dos Povos Indígenas Brasileiros.
Como os diversos povos enxergam o céu e dele extraem conhecimentos úteis na vida prática e outros de caráter transcendente.

19h30 – 22 de julho
Palestrante: Thiago Monfredini - Mestre em astrofísica pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e licenciado em física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).
Tema: Astrobiologia.
As diversas áreas da Astrobiologia (biologia, geologia, química e astronomia) e suas aplicações científicas na busca de explicações sobre a origem da vida com ênfase nos questionamentos sobre formação de sistemas planetários e moléculas no meio interestelar.

21h00
Palestrante: Karleyne Medeiros - Mestrado em astrofísica pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e licenciatura em física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).
Tema: Astronomia: Surgimento, Desafios e suas Novas Fronteiras.
Uma viagem pela astronomia através dos séculos discutindo suas idéias e evolução até os dias de hoje. Construção de uma visão geral e crítica do que é a astronomia e o que ela representou para a evolução do mundo em que vivemos.

Ufologia

19h30 – 23 de julho
Palestrante: Rafael Cury - Fundador e presidente do Núcleo de Pesquisas Ufológicas (NPU), co-editor da Revista UFO e editor do Jornal Enigmas.
Tema: UFOs: Evidências Incontestáveis.
Apresentação de inúmeros casos em que podemos configurar a evidência física de objetos voadores não identificados em nosso Planeta. Radares, efeitos eletromagnéticos, pousos, fotografias, filmagens e fragmentos de UFOs, além de implantes extraterrestres.

21h00
Palestrante: Gener Silva - Advogado com licenciatura pela Faculdade de Direito de Araçatuba, licenciatura em educação física pela Faculdade de Educação Física de Bauru, licenciatura pela Faculdade de Pedagogia de Andradina, além de professor de matemática pela Faculdade de Matemática de Rio Claro, presidente do Sindicato do Comercio Varejista de Araçatuba e diretor da Federação do Comércio do Estado de São Paulo.
Tema: Ufoarqueologia - Presença alienígena na Arte Rupestre da Pré-história.
Pesquisas sérias, sistemáticas e minuciosas da arte pré-histórica indicando a suspeita de que o homem das cavernas teria tido algum tipo de contato com seres ou civilização extemporânea.

19h30 – 24 de julho
Palestrante: Marco Antônio Petit - Co-editor da revista UFO, autor de livros abordando diferentes aspectos da Ufologia e membro da Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU).
Tema: Os Sinais da Atividade Extraterrestre.
Apresentação das mais impressionantes imagens já obtidas e postadas nos sites das agências espaciais referentes aos sinais da presença de UFOs. Construções em ruínas e instalações alienígenas em vários pontos de nosso sistema solar.

21h00
Palestrante: Paulo Ianuzzi - Economista, consultor em física, professor, autor de inúmeros artigos no campo da Ufologia, astronomia, ciências holísticas e ciências ocultas. Fundador do Pilares de Hermes - Escola de Mistérios, estudioso pesquisador de temas como antigo Egito, Ufologia, geometria sagrada, cabala, expansão da consciência e autoconhecimento.
Tema: As Civilizações Extraterrestres e a Expansão da Consciência Humana - Um Novo e Definitivo Paradigma para a Humanidade.
Uma abordagem com histórico da atuação de civilizações extraterrestres no planeta Terra desde a remota antiguidade. Função e contexto da Terra e sua humanidade no processo evolutivo galáctico e sua reintegração e um novo avanço para a humanidade.

19h30 – 25 de julho
Palestrante: A. J. Gevaerd - Fundador e editor da Revista UFO e presidente do Centro Brasileiro de Pesquisas de Discos Voadores (CBPDV) e membro da Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU).
Tema: O contato Oficial está Próximo: O que Muda para os Seres Humanos?
Um contato entre a espécie humana e a civilização extraterrestre ocorrerá em algum momento do futuro. Entender a fundo o comportamento e as intenções de nossos visitantes se torna imperativo, assim como estabelecer o que pode e vai mudar em nossas vidas quando isso ocorrer.

21h00
Palestrante: Paulo Aníbal - Biólogo, professor, entomologista, astrônomo amador e ufólogo. Consultor da Revista UFO e Sexto Sentido. Realiza inúmeros trabalhos de imagens com seu telescópio de 200 mm.
Tema: Exobiologia - A Busca pela Vida Fora da Terra.
A exobiologia é um ramo da biologia que estuda as condições para manutenção da vida fora do planeta, consiste no estudo da vida fora da Terra, e também está direcionada para o estudo de como ambientes extraterrestres podem afetar organismos vivos.

23h00
Festa Cósmica: Encerramento do Cosmos VII com observações do céu através de telescópios.
Local: Pesqueiro Água Branca, Araçatuba.
Autor: Graziela Nunes
Fonte: Portal UFO
Crédito da foto: Arquivo UFO

Seja o primeiro a comentar!

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- CAIXA ALTA, miguxês ou erros de ortografia não serão tolerados;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- CAIXA ALTA somente para siglas.

 
© UFO Nordeste - Todos os direitos reservados Conecta WebDesign